Centro de Inovação CT

A UTFPR,  campus Curitiba, iniciou, em meados de 2018, seu projeto para a criação de um Centro de Inovação.

O Centro de Inovação será o fio condutor que coordenará ações que viabilizem a criação, implementação e consolidação de ambientes promotores da inovação, para a promoção da integração entre universidade, startups e indústria, estímulo às atividades de colaboração científica e desenvolvimento de inovações.

Busca-se a criação de um ambiente que envolva atividades de pesquisa, desenvolvimento, empreendedorismo e inovação, inclusive propiciando a infraestrutura necessária com equipamentos e tecnologias de suporte que permitam a plena operação das atividades do Centro.

As ações envolverão a formação profissional, instalações físicas para laboratórios de pesquisa aplicada, ambientes de testes e infraestrutura para seu funcionamento com os respectivos equipamentos, softwares para atividades de pesquisa e desenvolvimento, de maneira que possibilite perceber tendências e se busquem inovações.

Tendo em vista a missão, a visão e os valores estabelecidos pela UTFPR, a escolha das áreas tecnológicas de atuação do Centro de Inovação levaram em consideração os seguintes pressupostos:

• Integração social: realizar ações interativas com a sociedade para o desenvolvimento social e tecnológico;
  • Inovação: efetuar a mudança por meio da postura empreendedora;
  • Qualidade e excelência: promover a melhoria contínua dos serviços oferecidos para a satisfação da sociedade;
  • Sustentabilidade: assegurar que todas as ações se observem sustentáveis nas dimensões sociais, ambientais e econômicas.

A tabela a seguir mostra a relação das áreas de atuação do Centro e suas descrições:

Além disso, o Centro de Inovação contará com espaços para atividades específicas, sendo eles:

Espaço de inspiração;

Espaço de ideação;

FABLAB – laboratórios de prototipação;

Espaço para equipes: Baja, fórmula SAE, Aero design, crossbots, mini foguete;

Empresa Júnior, pré-incubadora, incubadora e aceleradora;

Coworking para comunidade de startups;

A estrutura já conta com 6.503 m2 de área em ambiente industrial onde funcionava a fábrica da Siemens do Brasil e que sedia sede Neoville da UTFPR-CT.

A sede possui área construída total de 45.143,85 m2 e está localizada na Rua Pedro Gusso, nº 2.561, Bairro Cidade Industrial, Curitiba, Paraná.

Vista aérea da Sede Neoville da UTFPR-CT – no detalhe, em amarelo, as áreas já destinadas ao Centro de Inovação.

A partir do Centro de Inovação, as empresas parceiras poderão contar, além da área já disponível, de toda a vocação tecnológica da UTFPR-CT.

A UTFPR acredita que não é possível inovar sozinho.

Por isso, busca parceiros que tenham o entendimento de que ambientes promotores da inovação são espaços propícios para articulação entre empresas, diferentes níveis de governo, Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação, agências de fomento e organizações da sociedade civil na busca de tendências para trazer soluções pioneiras ao mercado.

Responsáveis:

Prof. Dr. Ricardo Fernandes da Silva